Segue-nos

Regras TCG



By  Lawliet Shinzo     19:27  
O Trading Card Game (TCG) de Pokémon, tal como os demais, tem as suas regras específicas! Se estás a aprender a jogar, segue estas instruções para que te tornes rapidamente num mestre!


Para jogares Pokémon TCG precisas de ter um baralho (deck), constituido por sessenta cartas oficiais de Pokémon. Dentro dessas sessenta cartas deves ter cartas de energia, cartas Treinador (Trainer) e, óbviamente, cartas Pokémon! Todas as cartas no teu baralho estão limitadas no que toca à quantidade (excepto cartas de energia básica) a um máximo de quatro cartas. Essa limitação define-se pelo nome da carta! Ou seja, se tiveres um Reshiram de Black&White, podes colocar mais três de Next Destinies por exemplo! Mas se tiveres quatro Reshiram de Black&White, podes acrescentar no teu deck até quatro Reshiram-EX, já que têm nomes diferentes.



As cartas de energia são cartas necessárias para fazeres os teus Pokémon atacarem! Sem elas, os teus Pokémon serão praticamente inúteis (dependendo da estratégia, mas isso fica para depois). As cartas de energia básica (como a da imagem) são o único tipo de cartas que não têm limite máximo definido para o teu deck ser considerado legal! No entanto, existem outros tipos de cartas de energias (como Double Colourless, Prism, Blend e Plasma) que têm o mesmo tipo de limitação que as restantes cartas: máximo de quatro cartas por cada tipo de energia! (Nota que, independentemente do tipo das tuas cartas Blend, só podes ter quatro no teu deck [2 xpto + 2 yoko por exemplo]).

Tens vários tipos de energia básica, fazendo corresponder aos vários tipos de Pokémon que encontras nos jogos (excepto Dragão, que usam dois tipos de energia diferentes).


Energias
 Pokémon TCG
Tipo
Energia
Erva
Erva
Insecto
Água
Água
Gelo
Fogo
Fogo
Eléctrico
Eléctrico
Psíquico
Psíquico
Veneno
Terra
Luta
Luta
Pedra
Metal
Metal
Dark
Dark
Normal
Colourless
Voador
Dragão
Sem tipo*

* Os Pokémon de tipo Dragão não têm energias especificas (pelo menos por enquanto, visto que são um tipo recente), pelo que usam sempre 2 tipos de energias diferentes!


As cartas Trainer são cartas que permitem ao jogador acelerar o seu jogo ou atrasar o do adversário ou até quebrar algumas regras! São cartas fundamentais para se montarem estratégias, pudendo ser usadas quer para defender o nosso jogo, como para atacar o jogo do adversário! Toma cuidado com estas cartas, pois algumas podem fazer com que o feitiço se vire contra o feiticeiro!

Tens três tipos de cartas Treiner diferentes: Item (Objecto), Supporter (Ajudante) e Stadium (Estádio). Vamos então falar nas diferenças dos três tipos:

As cartas Item, são cartas que te permitem fazer uma inúmera quantidade de acções no jogo e podes jogar quantas quiseres no teu turno (desde que as tenhas na mão)! Nota que algumas cartas Item são cartas para colocares nos teus Pokémons! Nestes casos, duas regras entram em funcionamento: Não podes ter mais do que uma carta Item em cada Pokémon; as cartas Item não podem ser retiradas dos Pokémon (excepto se utilizares alguma carta [como a Tool Scrapper] para realizar tal função).

As cartas Supporter são cartas mais poderosas que as cartas Item, por isso mesmo, estão mais limitadas: Só podes utilizar 1 carta Supporter por cada turno! Se no teu turno já usaste uma Supporter e tens outra na tua mão, vais ter que esperar que volte a ser a tua vez de jogar para poderes usar a carta!

As cartas Stadium são cartas que têm efeitos mais genéricos e duradouros! Quando jogas uma carta Stadium, essa carta fica em campo até que o jogo acabe ou que seja jogada uma nova carta Stadium (diferente da que está em jogo, se for igual, nao a podes jogar) e o efeito da carta passa a valer até que esta seja deposta! Mas tem cuidado: quando jogas uma carta Stadium, o teu oponente também pode tirar proveito do efeito dela!

E finalmente temos as cartas que são razão ao jogo: as cartas Pokémon! Estas cartas estão divididas em três categorias diferentes: Basic, Stage 1 e Stage 2. Estas três categorias ajudam a definir o nível de evolução de um Pokémon! No jogo, só podes jogar cartas Basic, ou seja, o estado básico do Pokémon! Mais à frente vamos ver como é que podes evoluir um Pokémon!

Tendo o nosse deck pronto, é hora de começar a jogar, mas convém que saibas o básico primeiro! Quando começas um jogo, a primeira coisa que deves fazer é cumprimentar o teu oponente! Podem ser adversários durante os próximos minutos, mas o objectivo dos jogos Pokémon é promover a interacção entre os jogadores! Tenham sempre Fair-Play, quer na vitória, quer na derrota!

Feito isto, vamos passar então à batalha em si! Deves começar por baralhar o teu deck em frente ao teu oponente, para que ele possa ver que não estás a tentar fazer batota! Quado tiveres o teu deck baralhado, oferece-o ao teu oponente para que este tenha oportunidade de o partir ou até baralhar um pouco mais, se ele assim o desejar! Isto ajuda a garantir que as cartas vão estar igualmente aleatórias para ambas as partes!
De seguida, colocas o teu deck em posição e retiras sete cartas do topo do baralho! Dessas sete cartas, tens que verificar se tens algum Pokémon Básico! Se tiveres, coloca-o na frente do campo, no local do Pokémon Activo! Se tiveres mais do que um, podes escolher qual é o que queres como activo e o(s) restante(s) podes escolher se queres colocar ou não no teu banco!



Mais para breve...

2 comentários:

  1. Boas, não sei se este é o local apropriado mas cá vai, estou interessado em começar a jogar Pokémon TCG, pois sempre quis e nunca tive oportunidade ( e já estou farto de Yu-Gi-Oh) e gostava de saber que deck aconselham para iniciar ? E também podem me dizer algum tipo de forum que vá postando informações,falando de novos decks, etc. Thanks ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer método é bom Bruno! ;)
      Decks bons para iniciar são os chamados "Starter Decks".
      Mas se vais começar, compensa-te começar com a expansão mais recente!
      Pokémon TCG terminou recentemente a série Black&White e entramos oficialmente na série XY! Qualquer starter deck de XY será adequado para ti, uma vez que vais começar, que seja com as cartas mais recentes!
      Existem sempre 2 starter decks novos a cada expansão, qual dos 2 escolher é mais com o jogador. Como ainda não tens estratégias por não conheceres as cartas, segue mesmo pelos que mais gostas para aprenderes a jogar! Depois vais alterando o teu deck. Foi assim que eu comecei!

      Quanto a postar informações de TCG, aqui no blog temos isso, quando saem novas cartas!
      É uma questão de nos ires acompanhando!
      Qualquer coisa, podes mandar um mail para nós a título geral (pokecenterblog@gmail.com) ou para um membro em especifico (Página Contactos) e esclarecemos todas as dúvidas!
      E vamos ter inovações no blog para breve, por isso fica atento. ;)

      Eliminar