Segue-nos

Shiny Quest #01 - Apresentação e Noções Básicas



Por  RobSp1derp1g     15:04    Etiquetas:,,,,,, 

Boas, minha gente!

Gostaria de vos dar as boas-vindas áquilo que chamei Shiny Quest. Esta rubrica vai ser o sítio onde vou publicar algumas informações sobre esse mundo maravilhoso do shiny hunting, para o qual muita gente não tem paciência. Eu sou o Roberto, o vosso professor, e vou ensinar-vos a fazer Shiny Hunting.


Mas para falar de Shiny Hunting, preciso de estabelecer algumas noções básicas.


O que é um Pokémon Shiny?

Um Pokémon shiny* é um Pokémon cuja coloração é diferente do resto dos Pokémon da sua espécie. Um Pokémon designa-se Shiny quando, além da cor diferente, ao entrar para uma batalha aparecem ao seu redor uma espécie de estrelas que parecem brilhar, daí o nome.


*Também conhecidos como Pokémon "brilhante". Pessoalmente, gosto mais de usar o termo "shiny" ao oposto do termo "brilhante". Isto ficou ainda mais decidido pela adição dos Pokémon "brilliant", que têm uma aura amarela á sua volta, e são bastante comuns na Wild Area de Galar. A tradução dos dois termos para Português é idêntica, daí ser preferível o uso do termo em inglês.

Charizard normal (esquerda)
e Charizard shiny (direita)

O que é Shiny Hunting?

Shiny Hunting é jogar ativamente algum dos jogos da franquia Pokémon com o propósito de encontrar e capturar Pokémon shiny. Shiny Hunting, em si, é uma ação bastante repetitiva, que podem fazer ao chocar ovos, pescar, ou encontrar Pokémon nas ervas ou cavernas. Existem vários métodos que servem para aumentar a probabilidade de encontrar Pokémon shiny, mas vamos falar disso mais tarde.


Se estiverem a passear num sítio e vos aparecer um Pokémon shiny, muitos parabéns!, mas não estão a fazer Shiny Hunting.


Como posso fazer Shiny Hunting?

Para fazer Shiny Hunting, precisam de 3 coisas: Uma consola e um jogo onde jogar, e determinação. Não estou a brincar, precisam mesmo de determinação e paciência. A não ser que tenham muita sorte e encontrem um Pokémon shiny logo nos primeiros encontros, é preciso ir á luta.


Também podem fazer Shiny Hunting no Pokémon GO, mas é mais complicado fazê-lo, pois há vários filtros que o jogador não controla, como por exemplo eventos ativos ou clima, ou até a localização do jogador.


Pensem em fazer Shiny Hunting como encontrar uma namorada (ou namorado, mas vou dizer namorada para simplificar): Há muitas mulheres neste mundo, e vocês podem encontrar uma qualquer e ficar com ela (se ela quiser, claro está). Mas aquilo que vocês querem mesmo, é uma mulher que vos faça ficar com brilho nos olhos, e que fiquem realmente contentes por a terem encontrado. Essa mulher é o vosso Pokémon shiny (e sem métodos para aumentar as probabilidades. Isso é que é sorte.)


Como perceber as probabilidades?

Vamos ter de falar de matemática. Não, não fechem a janela, voltem cá, isto é importante.


Os jogos calculam a probabilidade de encontrar um Pokémon shiny através de fórmulas, cujo resultado é mais facilmente expresso na forma de percentagem (ex: 50%) ou fração (ex: 1/2).

Há sempre quem não saiba ler uma fração ou comparar frações, ou mesmo converter mentalmente entre fração e percentagem. 

Numa fração, o número antes da barra é o numerador, e o número depois da barra designa-se por denominador. Isto é matemática básica do 5° ano. Quando lidamos com Pokémon shiny, estamos no campo da estatística, que indica qual a probabilidade de um certo evento ocorrer.

Em estatística, a fórmula para saber a probabilidade de um evento ocorrer é descrita por esta fórmula:




Quanto mais próximos o numerador e o denominador, mais provável é que o evento ocorra.


Comecemos pelo básico: a probabilidade de um Pokémon ser shiny, nos jogos até á Geração 6 é de 1/8192. Isto quer dizer que, estatisticamente, em cada 8192 encontros 1 deles deve ser shiny. Chamamos a isto "probabilidade base" ou "base odds" ou "base rate" (daqui para a frente, vou usar os termos "probabilidades" e "odds" em simultâneo). Com os jogos Pokémon X e Y, esta probabilidade duplicou, e passou a ser 1/4096 (sim, escrevi bem). 1/4096 é o dobro de 1/8192, porque 1/4096 é equivalente a 2/8192. Era tão bom que não tivesse de reforçar esta ideia.


Dependendo do jogo que estão a jogar, e do método que estão a usar, as probabilidades podem ir até 1/2.78, isto é cerca de 36%. A maior parte dos métodos usa uma corrente (ou chain) para aumentar as probabilidades. Métodos como o PokéRadar, se fizerem tudo bem, garantem um Pokémon shiny.


E o que te torna a ti tão expert nisto, prof. Rob?

Citando tantos políticos, ainda bem que me fazem essa pergunta.


A minha história com Shiny Hunting começa nos distante ano de 2016, em que eu encontro um vídeo de um PokéTuber que mostra como fazer Shiny Hunting usando o método de Chain Fishing. Eu aprendi como se fazia, fiz, e ainda obtive alguns shinies com o processo.


Em Janeiro de 2017, comecei a fazer Batalhas SOS, mas distraía-me constantemente. Então perguntei no Reddit se alguém tinha feito alguma ferramenta para facilitar as Batalhas SOS, para eu saber qual o meu progresso. A resposta que obtive foi "Tens uma calculadora no Windows, não tens? Isso serve." Embora tecnicamente correta, aquela resposta não me satisfez. Logo, se não há ferramenta para o que eu quero, decidi fazer eu uma. E foi assim que surgiu a primeira versão do Shiny Hunting Helper, o site que, até há pouco tempo, eu mantive (e hei-de voltar a manter).




Como podem ver, o site era básico, sem qualquer cuidado em adaptar-se para mobile, porque era uma coisa minha que nunca pensei em publicar. Mas mostrei-o num servidor de Discord, e as pessoas gostaram. Daí para a frente, foi sempre a estudar e a implementar novos métodos no site. A minha versão pessoal, neste momento, tem todos os métodos para todos os jogos até ao Sword e Shield. E só não vai ter esses jogos porque estou a fazer um upgrade total ao site, que vai incluir uma base de dados de todos os possíveis encontros, e isso é uma coisa que demora o seu tempo.


Agora podem estar a perguntar-se: Rob, então porque devemos confiar em ti, em vez de outros sites ou PokéTubers que têm muito mais alcance?


Excelente pergunta. Os primeiros dados que recolhi para o Shiny Hunting Helper foram obtidos de fontes fiáveis, mas eram dados especulativos. No caso específico das Batalhas SOS, pensava-se que as probabilidades de um Pokémon ser shiny apenas aumentavam após 70 pedidos de ajuda, e esse pensamento manteve-se durante muito tempo (agora sabemos que não é assim). Certos PokéTubers publicitam essa informação sem a verificarem, tudo na ânsia de serem os primeiros com a informação nova (tipo CMTV, mas para Pokémon). Isto para não falar do DexNav (esse é que foi, ainda há pessoas que juram a pés juntos que se trata de uma probabilidade fixa). Eu também pensei assim, mas depois percebi que não era a forma mais correta de agir. Por isso, sempre que surgem algumas informações novas, eu vou tentar verificá-las o mais possível. Eu não sou jornalista de profissão, mas se relato as notícias tenho a obrigação ética de reportar a verdade. Podem contar com isso. 


E de quanto em quanto tempo vai postar novos artigos do Shiny Quest?

Ainda me faltam escrever artigos sobre alguns métodos, por isso não posso especificar uma periodicidade, mas posso dizer-vos que quero que estes artigos sejam do estilo "para tótós", e que quero que seja tudo bem feito. Eu quero que este guia seja o guia que eu gostava de ter tido, e isso é coisa para demorar algum tempo.


Resumo

Hoje aprendemos o que é um Pokémon shiny, o que é Shiny Hunting bem como o que é preciso para o fazer, e ficámos a perceber um pouco melhor as probabilidades.


Caso haja alguma coisa de Shiny Hunting que acham que devo falar, ou se tiverem algumas dúvida, não hesitem em enviar-me um e-mail, ou a passar pelo nosso Discord. Assim que puder responder, irei fazê-lo.


E fico-me por aqui, minha gente! Sempre que existirem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.


Até à próxima!

Sobre RobSp1derp1g

O RobSp1derp1g é o nosso 'shiny hunter' residente. Ele tem 2 paixões na vida, programação e Pokémon shiny.


Sem comentários:

Enviar um comentário