Segue-nos

Shiny Quest #03 - Métodos



Por  RobSp1derp1g     16:15    Etiquetas:,,,, 

Boas, minha gente!

No último "episódio" de Shiny Quest, aprendemos alguns dos termos mais usados por Shiny Hunters por esse mundo fora.


Hoje, vamos falar de métodos de fazer Shiny Hunting.


Há vários métodos de fazer Shiny Hunting, alguns dos quais não estão presentes em todos os jogos. Neste artigo, vou falar de todos os métodos até agora, e depois, em artigos futuros, vou desenvolver em alguns métodos específicos.


Sem nenhuma ordem em particular:


  • Soft Resetting (SR): Há alturas em que o jogador é forçado a encontrar um Pokémon específico, como por exemplo, o Mewtwo na Cerulean Cave. Nestas alturas, convém guardar o jogo e usar o método de Soft Resetting. Caso o Pokémon que encontrem seja shiny, apanhem-no. Caso não seja, fazem um Soft Reset.
    • Mas porquê fazer Soft Reset? Porque, salvo raras exceções, quando fazem Soft Reset, estão a gerar um novo encontro, e aparece-vos um Pokémon com novos stats, e quiçá, shiny.
      • As probabilidades de ser shiny são as probabilidades base, e podem ser influenciadas pelo Shiny Charm (mas não em todos os casos).
      • As probabilidades não se aplicam ao Gyarados Vermelho, que é sempre shiny, e macho na Geração 2.
  • Random Encounters (RE): Random Encounters são a forma mais básica de fazer Shiny Hunting, mas também uma das que demora mais tempo a obter resultados. Fazer Random Encounters é só ir a um local onde se possam encontrar Pokémon (ervas, água, caves, ...) e encontrar Pokémon selvagens. Se algum deles for shiny, apanhem-no. Senão, fujam da batalha.
    • As probabilidades de encontrar um Pokémon shiny são as probabilidades base, sendo afetadas pelo Shiny Charm.
  • Shiny Breeding (SB): Enquanto na Geração 3, este método não tem nada de especial no que toca a aumentar as probabilidades de encontrar um Pokémon shiny, isso não acontece na Geração 2. Na Geração 2, se um dos progenitores for shiny, então é muito mais provável que os ovos resultantes contenham Pokémon Shiny (estamos a falar de um salto de 1/8192 para, pelo menos, 1/256, 32 vezes mais provável). Contudo, se ambos os pais forem shiny, não vão poder ter ovos. Num artigo futuro, vou explicar este método bem explicado.
  • Masuda Method (MM): Similar ao método Shiny Breeding, mas sem envolver genética. Se 2 Pokémon compatíveis estiverem no Daycare/Nursery, e pelo menos um deles tiver origem numa região e língua diferentes do jogo a ser jogado, as probabilidades de um dos ovos resultantes conter um Pokémon shiny aumenta cerca de 5 vezes.
    • Em jogos mais recentes, a probabilidade ainda aumenta mais, com o Shiny Charm, e outros factores.
  • PokéRadar (PR): Este método permite fazer uma corrente ao batalhar ou capturar vários Pokémon da mesma espécie. As probabilidades de encontrar um Pokémon shiny dependem do progresso da corrente. Pode chegar a 1/200 (0,5%) após 40 encontros (na Geração 4, na Geração 6 as contas são diferentes).
  • Friend Safari (FS): Este método permite encontrar um número limitado de Pokémon (2 ou 3) de um certo tipo, baseado nos amigos que temos registados na consola Nintendo 3DS. Os Pokémon do Friend Safari têm sempre, pelo menos, 3 IVs perfeitos, estão sempre a nível 30, e a probabilidade de encontrar um Pokémon shiny é 5 vezes a probabilidade base, e pode ser aumentada com a ajuda do Shiny Charm.
  • Horde Encounters (HE): Com este método os jogadores podem encontrar 5 Pokémon de uma vez. Os Pokémon encontrados por este método vão ter os seus níveis cortados para metade dos encontros normais. Pode ser iniciado ao caminhar nas ervas altas ou ao usar o ataque Sweet Scent nas ervas normais.
    • Pode incluir Pokémon rivais (Zangoose e Seviper, Heatmor e Durant). Estes vão atacar-se mutuamente, e só depois atacar o jogador.
    • A probabilidade de cada um dos Pokémon na horda ser shiny é a probabilidade base, afetada pelo Shiny Charm.
    • Contudo, devido a encontrarem 5 Pokémon ao mesmo tempo faz com que a probabilidade de encontrar um Pokémon shiny nos Horde Encounters é 5 vezes maior.
    • É também muito útil para aumentar o Search Level de alguns Pokémon para o DexNav.
  • DexNav (DN): Este é um método que é bastante bom, e fácil de executar quando bem compreendido, mas que requer algum esforço para ser bem feito. Este método consiste em procurar um Pokémon específico através da funcionalidade DexNav, presente no PokéNav+. O DexNav permite obter Pokémon com a sua Hidden Ability, com Egg Moves ou, se tudo correr bem, shinies. É um método fantástico para o late game, pois ter Search Levels altos facilita em muito o uso do DexNav. O DexNav usa 3 variáveis:
    • O número de Pokémon batalhados da espécie que procuramos (que aparece no Pokédex como "Times encountered", ou no próprio DexNav como "Search Level";
      • É a principal variável usada para calcular as probabilidades de ser shiny.
    • Uma corrente que conta quantos Pokémon derrotámos ou capturámos com o DexNav;
      • A probabilidade de ser shiny é maior no 50º ou 100º Pokémon na corrente.
    • O Shiny Charm.
  • Chain Fishing (CF): Foi com este método que, no longínquo ano de 2016, eu aprendi a fazer Shiny Hunting. Este método é o ponto perfeito para quem se quiser iniciar nesta arte. As probabilidades são calculadas tendo em conta o número de vezes que atiraram a cana á água, desde o início da sessão. Sem Shiny Charm, com apenas 20 lançamentos bem sucedidos, as probabilidades atingem 1/100 (ou 1%), e mantêm-se assim até saírem da área ou não conseguirem pescar algum Pokémon.
  • SOS Battles (SOS): Na região de Alola, os Pokémon estão mais ligados á natureza do que no resto do mundo, e o resultado disso é que os Pokémon podem pedir ajuda durante as batalhas, o que as pode tornar bastante longas, com Sun e Moon a serem jogos bastante lentos por natureza. As SOS Battles contam com 2 variáveis:
    • O número de Pokémon que vieram em socorro (constitui uma corrente);
      • As probabilidades começam a aumentar após 10 pedidos de ajuda respondidos (quando aparece outro Pokémon), e maximiza a 31. Para além de uma probabilidade de encontrar um Pokémon shiny mais alta, podem encontrar Pokémon com alta probabilidade de terem IVs perfeitos e as suas Hidden Abilities.
      • Nos jogos Pokémon Sun e Moon, a corrente é automaticamente quebrada quando são atingidos 255 pedidos de ajuda respondidos, o que repõe quaisquer bónus ativos. O mesmo NÃO acontece nos jogos Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon. Contudo, enquanto que os Pokémon pedem ajuda infinitamente em Sun e Moon, nas versões Ultra, só há um pedido de ajuda natural, com mais a poderem ser forçados com o uso de uma Adrenaline Orb.
    • O Shiny Charm.
  • Ultra Warp Ride (UWR): Alguns fãs achavam que as Batalhas SOS tornavam Shiny Hunting muito fácil. A GameFreak viu isto e disse "Hold my sake". E desenvolveram a Ultra Warp Ride. Este é, literalmente, o método mais fácil de encontrar Pokémon shiny. Com probabilidades entre 41/4096 (1/100 ou 1%) e 1475/4096 (1/2,78 ou 36%), usar este método e não encontrar um Pokémon shiny é quase uma impossibilidade matemática. Contudo, e devido á facilidade do método, o número de Pokémon shiny que podem ser obtidos desta forma é apenas 20, sem contar com lendários e Ultra Beasts, que podem ser obtidos em shiny com Soft Reset.
  • Catch Combos (CC): Num jogo cuja premissa básica é "capturar Pokémon", um método de Shiny Hunting presente nos jogos Let's GO teria de ter como base a captura de Pokémon.
    • Catch Combos usa uma corrente para ajudar nos cálculos de probabilidade de aparecer um Pokémon shiny. Esta corrente é criada ao capturar Pokémon da mesma espécie e é mostrada ao jogador durante o ecrã de captura, e permite planear de certa forma a caçada. Quando esta corrente atinge 31 Pokémon, as probabilidades maximizam-se nos 1/341, mas podem ser aumentadas com recurso ao Shiny Charm e a Lures.
  • Route Resets (RR): Este "método" nem é bem um método, na verdade.
    • Nos jogos Let's GO, os Pokémon que aparecem na rota podem ser trocados por outros ao entrar e sair de um edifício, por exemplo. Isto faz com que outros Pokémon tomem o seu lugar, e com sorte, um Pokémon shiny apareça. 
    • Já nos jogos Sword e Shield, as coisas funcionam de forma ligeiramente diferente. Os Pokémon que aparecem na Wild Area, na Isle of Armor e na Crown Tundra podem ser shiny (exceto se o jogador não os puder apanhar). Embora não apareçam como shiny em mundo aberto, se estes Pokémon forem shiny, a sua coloração shiny vai aparecer quando entrarem em batalha.
  • Nr. Battled (NB): Este método é em muito similar ao DexNav, usado no Omega Ruby e no Alpha Sapphire, mas com uma pequena diferença: não existe uma corrente. Quer dizer, existe, mas não está funcional devido a um erro de programação. Na página de qualquer espécie de Pokémon no Pokédex, vão poder encontrar a frase "Number Battled", seguida de um número. Esta é a variável que controla a probabilidade de um Pokémon daquela espécie ser shiny. Ao capturar ou derrotar um Pokémon daquela espécie, o número de encontros vai subir, e a probabilidade de um Pokémon daquela espécie ser shiny também.
    • Este método tem várias designações: Number Battled, Wild Encounters, e outros assim. Devido ao facto da comunidade ainda não ter chegado a um consenso no que toca a isto, vou designá-lo de Nr. Battled.
  • Max Raid Battles (MRB): As Max Raid Battles são a aposta da GameFreak em tornar o jogo numa experiência mais social. Nestas batalhas, há um Pokémon gigante que precisa de 4 treinadores para ser derrotado. Estas batalhas não são afetadas pelo Shiny Charm, o que faz com que todos os Pokémon encontrados por este método tenham a probabilidade base de serem shiny (1/4096). Contudo, há vários exploits que permitem verificar se um Pokémon presente numa Max Raid é shiny ou não. Confesso que não sei muito sobre este método, mas quando chegar a altura de fazer um artigo dedicado sobre ele, já vou certamente saber mais.
  • Dynamax Adventures (DA): As Dynamax Adventures são uma funcionalidade nova adicionada na expansão The Crown Tundra, para os jogos Pokémon Sword e Shield. Esta funcionalidade permite que o jogador encontre vários Pokémon incluindo lendários de outras regiões, com uma probabilidade de ser shiny a 1/300, que pode chegar até aos 1/100. E todos os Pokémon das Dynamax Adventures ficam na Pokébola mal esta é atirada. Em contrapartida, no fim de cada sessão Dynamax Adventures, os jogadores só podem levar um Pokémon consigo, de entre os Pokémon que capturou. Se tiverem o azar de capturar 2 shinies neste método, eu escolheria sempre o lendário, a não ser que já o tenham.


Acho que não me esqueci de nenhum, mas se me esqueci, avisem-me.


E fico-me por aqui, minha gente! Sempre que existirem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.


Até à próxima!

Sobre RobSp1derp1g

O RobSp1derp1g é o nosso 'shiny hunter' residente. Ele tem 2 paixões na vida, programação e Pokémon shiny.


Sem comentários:

Enviar um comentário