Segue-nos
Bom dia treinadores.

Foi confirmado que o jogo Pokémon Ranger estará disponível na Wii U Virtual Console na Europa, já a partir da amanhã, ao preço de 9.99 €.



Pokémon Ranger foi originalmente lançado para a Nintendo DS em 2007.
Seguiram-se duas sequelas: Pokémon Ranger: Shadows of Almia e Pokémon Ranger: Guardian Signs.




Bom dia treinadores.

Começou a stage competitiva do Mega Charizard X.
Como sempre, ao fim de uma semana os melhores 12.000 scores na Europa receberão a Charizardite X.
Os melhores 2.500 recebem ainda um Mega Speedup como bónus.

Se não te qualificares para a Mega stone mas ficares nos 17.000 melhores, receberás 2 Attack Power Up.
Todos os jogadores que fiquem mais abaixo recebem pelo menos 1 Attack Power Up.


Também esta semana, é a estreia do stage especial do Gyarados.
Dura apenas até dia 8 de Março.
Foi um fim-de-semana frenético e nostálgico para todos os treinadores com um alter ego de lula pintora em Splatoon.



Os resultados da Splatfest Pokémon Red Version VS Pokémon Blue Version já são conhecidos após 24h de intensos combates entre as duas equipas (na Europa, entre as 04:00 de Sábado e as 04:00 de Domingo) e onde certamente velhos "tira teimas" foram literalmente colocados à prova com muita tinta (e sal) à mistura. Uma competição a "apimentar" a chegada das versões Virtual Console de Pokémon Red Version, Pokémon Blue Version e Pokémon Yellow Version ao serviço Virtual Console da Nintendo 3DS a 27 de Fevereiro e uma das várias celebrações especiais do 20º aniversário da franquia.

Os resultados foram, no mínimo, interessantes:

Popularidade (votos) - Europa
Rácio de vitórias (win ratio) - Europa

Popularidade (mais votos) | Rácio de vitórias (win ratio)

  • Europa 

Pokémon Red: 64% de popularidade | 43% de rácio de vitórias
Pokémon Blue: 36% de popularidade | 57% de rácio de vitórias - VENCEDOR

  • América do Norte

Pokémon Red: 55% de popularidade | 41% de rácio de vitórias
Pokémon Blue: 45% de popularidade | 59% de rácio de vitórias - VENCEDOR

  • Japão

Pokémon Red: 61% de popularidade | 36% de rácio de vitórias
Pokémon Green: 39% de popularidade | 64% de rácio de vitórias - VENCEDOR


Em suma, Pokémon Red ganhou no campo da popularidade nas três regiões onde decorreu a Splatfest. Os fãs do Charizard inscreveram-se em maior número mas foram os fãs de Blastoise (e, naturalmente, Venusaur no caso nipónico) que se destacaram na supremacia no campo de batalha. Destreza e habilidade levaram a melhor face aos números. Ou terá sido vantagem de tipo no caso dos Blues?




Parabéns Blues e Greens !

A precisamente um mês do lançamento mundial da versão Wii U de Pokkén Tournament (18 de Março) e no seguimento das informações e vídeos de jogabilidade que ontem nos chegaram através do early access do GameXplain, hoje partilhamos uma entrevista exclusiva concedida pelos mentores do jogo, Katsuhiro Harada (Tekken) e Masaaki Hoshino (Soul Calibur), à supracitada plataforma.


A entrevista em questão é realizada com o intuito de, em retrospectiva, conferir alguma luz sobre a fase de desenvolvimento do jogo, surgindo em plena fase de preparação para o lançamento, garantida que está a finalização do jogo, pelo menos na sua base. Harada e Hoshino debruçam-se sobre vários aspectos do jogo, desde as ideias iniciais à parceria com a Pokémon Company seguindo-se a elucidação sobre particularidades de jogabilidade e mecânicas concretas implementadas em Pokkén Tournament, sem esquecer preferências pessoais.

A entrevista segue abaixo na íntegra, em inglês. Em sumário, de forma a saberem de antemão as questões colocadas pelo GameXplain nos doze minutos de entrevista, aqui ficam com o respectivo tempo.

  • Apresentação Harada/Hoshino
  • 0:50 - Como começou (o desenvolvimento de) Pokkén Tournament? Inspiraram-se noutros jogos de luta? 
  • 1:43 - Volvidos cerca de dois anos sobre a revelação de jogo, de que forma este evoluiu desde então? Surgiram desafios durante a fase de desenvolvimento?
  • 3:12 - Em que ponto começou a ser desenvolvida a versão Wii U? Afectou de alguma forma a versão Arcade?
  • 3:28 - Existem mais de 700 Pokémon! Que critérios utilizaram de modo a "filtrar" (a Dex) até chegarem aos dezasseis Pokémon jogáveis assim como os Pokémon Suporte?
  • 4:42 - Como foi a experiência de trabalhar com a Pokémon Company, sobretudo no que diz respeito à criação do Shadow Mewtwo?
  • 5:55 - Como desenvolveram movesets para os Pokémon? Foram baseados nos movesets dos jogos (da série principal) ou são baseados na respectiva aparência? Smash Bros. foi uma inspiração?
  • 7:37 - Podem-nos falar em detalhe sobre como surgiu a mecânica de Phase Shift? Houve desafios particulares no seu desenvolvimento, desde logo determinar o que causa o dito Phase Shift?
  • 9:09 - A mecânica do Phase Shift exige doi ecrâs em simultâneo quando se trata de jogar em modo multiplayer devido à forma como está implementada (e exigência em termos de jogabilidade). Mas houve, por acaso, intenção de a fazer funcionar apenas com um ecrã?
  • 10:17 - Qual foi a razão por detrás da inclusão dos Pokémon Suporte apenas como pares pré-determinados ao invés de permitir ao jogador fazer combinações em pares e sem restrições?
  • 10:55 - Há mais algum(uns) Pokémon que gostariam de ter como lutador(es) jogável(eis) e que tentaram incluir no jogo, apenas para se aperceberem que a inclusão não funcionaria por alguma razão concreta?
  • 12:00 - Pergunta final: Qual é o vosso Pokkén Fighter favorito?



Por último, uma outra novídade em vídeo que chegou hoje. O novo trailer de Pokkén Tournament que corresponderá, muito provavelmente, à introdução da versão Wii U. A base já era conhecida de um trailer anterior sendo a únicas diferenças a inclusão de Garchomp e Braixen em combate na arena de Old Ferrum Town e o confronto entre Shadow Mewtwo e Lucario no Ferrum Stadium.



Bom dia treinadores.

O canal de YouTube GameXplain conseguiu early access à versão Wii U de Pokkén Tournament, e apresentam-nos uma pequena antevisão do jogo.


Pelos vistos a gameplay é semelhante a Super Smash Bros. na simplicidade: cada movimento executado carregando num botão + direção.

Phase shift é a alteração da câmera 3D para 2D e vice versa. Este é ativado quando tu ou o teu oponent acertam um grande move ou um combo. O modo 3D funciona mais com ataques de longo alcance e podes te mover em qualquer direção, enquanto o modo 2D é mais mano a mano. O moveset também muda consoante estás em 3D ou 2D. 

Também é explicado que em multiplayer, ambos os jogadores precisam do seu próprio ecrã por causa do Phase Shift. Pode estar um a jogar em 2D e outro em 3D por exemplo. Dai ser obrigatório ter um segundo ecrã e uma segunda Wii U para jogar a 60 frames por segundo em multiplayer local (também é possivel jogar com o ecrã do Wii U GamePad, mas apenas a 30 frames por segundo).


A Liga Ferrum funciona como tantos outros modos single player  em jogos de luta: combates em ladder matches até ao topo.

Na My Town podes costumizar o teu personagem, e até dar upgrades ao teu Pokémon em Força, Defesa, Sinergia ou Estratégia! Não funciona nos modos multiplayer aparentemente, mas é bom ver que em parte ainda segue a linha dos tipicos jogos Pokémon.


Foi mostrado num novo stage: Diggersby Island.


Mas não é o único, é possível ver mais treze novos stages nesta imagem (dois deles estão desbloqueados: um aparenta ser um Dojo de artes marciais e o outro um ringue olímpico que parece ser o utilizado no modo Practice).


Estes são os Pokémon de Suporte que também vão sendo desbloqueados.
Actualmente conhece-se treze dos quinze pares, pelo que ainda faltam descobrir quatro Pokémon de Suporte.


Escolhes um par de Pokémon de Suporte para cada encontro, mas apenas podes escolher um deles por cada ronda, consoante o que te ajudar mais.
Apenas o podes usar enchendo o Support Meter, que vai acumulando com o tempo.

O Burst Mode enche com o Burst Meter, e enche através de dar ou receber dano.
Quando ativado o teu personagem fica mais forte temporariamente (com ou sem mega evolução) e podes utilizar o Burst Move que é basicamente o finishing move.



Por falar em Pokémon bloqueados, vejam o roster atual.

Apenas falta ali o Mewtwo normal dos que foram anunciados mas ainda há pelo menos quatro espaços para mais Pokémon jogáveis.
Qual será o próximo?


Fiquem com mais videos de gameplay.






Mas atenção, que este post deverá ser actualizado com uma entrevista com os criadores do jogo por parte da GameXplain, em que falam sobre os Pokémon que não foram escolhidos para entrar no jogo. 
Espero que tenham boas justificações!