Segue-nos
Boas, minha gente!


Há 3 anos, era anunciado o lançamento do jogo Pokémon GO. Foi um lançamento gradual, com inúmeras pessoas a obter a aplicação por meios menos legais, com o objetivo de jogarem o jogo o mais rápido possível; só para ficarem a ver navios quando os servidores da Niantic davam de si... Ah, bons tempos.

Mas desde então, 3 anos passaram, e o Pokémon GO teve um crescimento enorme. Parece aqueles miúdos que a gente não vê durante 3 anos e quando os encontra diz, "Eh, pá, estás tão grande!".

Fora de brincadeiras, a Niantic não se esqueceu do aniversário da sua galinha dos ovos de ouro, e por isso vai fazer um evento de aniversário.

Data: 28 de Junho 21h00
Bónus:
Formas de Alola nas suas versões Shiny
Rattata, Sandshrew, Vulpix, Diglett, Meowth, Geodude, Grimer, e Exeggutor vão estar disponíveis shiny
Itens de Customização dos Líderes de equipa disponíveis na Style Shop.

Data: 28 de Junho 21h00 a 7 de Julho 21h00
Uma vez por dia o Pikachu com chapéu de festa irá ter a chance de aparecer nas Snapshots de Pokémon. O Pichu festivo também irá eclodir de ovos de 7 km.

Data: 28 de Junho 21h00 a 3 de Setembro 21h00
Pesquisa Especial com recompensas úteis para treinadores acima do nível 10.
Raids serão derrotadas mais facilmente e irá garantir Premier Balls extra para capturares o Pokémon.
As trocas irão custar -25% da Stardust.

E por agora é tudo, minha gente. Sempre que houverem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.

Até à próxima!
Boas, minha gente!


Acabou de acontecer o stream de informações sobre o novo jogo mobile, Pokémon Masters, anunciado na conferência de imprensa do passado dia 29 de Maio.

O jogo mobile Pokémon Masters tem como premissa a Pokémon Masters League que ocorre na ilha de Pasio, uma ilha artificial.

Treinadores de todo o mundo, desde os mais conhecidos como o Lance e a Cynthia, áqueles que pouca gente conhece, como o jovem Joey (e o seu Rattata), estarão presentes nesta ilha para disputar o cobiçado título de Pokémon Master.


Cada Treinador só usa um Pokémon, formando um par denominado de Sync Pair. Á medida que o jogador avança no jogo, desbloqueia outros Sync Pairs, que pode depois juntar à sua equipa.

O sistema de batalhas neste jogo é em tempo real, em formato 3 contra 3.
Vai ser possível realizar ataques do estilo Z-Moves, chamados Sync Moves.
Os treinadores também vão poder usar ataques, os Trainer Moves, que têm vários efeitos, como curar o Pokémon.


Este jogo tem lançamento marcado para o verão de 2019, e vai estar disponível tanto na App Store da Apple, como no Google Play.

E por agora é tudo, minha gente! Sempre que saírem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.

Até à próxima!
Boas, minha gente.

Para quem não me conhece, sou o Roberto, ou RobSp1derp1g, e tenho escrito artigos para o Poké Center Blog no último ano.

Quem me dera não ter de escrever este artigo, mas não vejo outra solução.

Quero prefaciar este artigo ao dizer que as opiniões que aqui estão escritas refletem apenas a minha opinião, e não a da equipa do Poké Center Blog. Não sei se o resto da equipa partilha a minha opinião, se discorda dela, se são neutros; não sei.

Vou também separar isto por pontos, para tornar mais fácil a leitura.

1. A questão do National Dex.

Esta questão tem várias respostas, que por sua vez desencadeia uma teia de outras perguntas.
Confesso que não estava a ver a Treehouse quando a derradeira frase foi proferida, logo as interpretações que tenho foram "manchadas" por outras interpretações, e não tenho uma interpretação minha.

Aquilo que li quando tive acesso ás notícias foi algo parecido com "A Switch é demasiado poderosa para ter todos os Pokémon." E eu, "Ok. Esquisito, mas já foi assim nos jogos de Alola." Mas depois ouço dizer que os jogos nem vão ter os Pokémon programados. E é aí que a porca torce o rabo.
Limitar o Pokédex para só ter as espécies de Pokémon nativas da região de Galar ainda compreendo. Ter um Pokédex regional com mais de 1000 entradas é algo complicado, mas nem sequer programar os Pokémon não presentes, é um tiro nos 2 pés.

Contudo, isto não é o fim do mundo. Não é uma questão de "O meu Pokémon favorito não pode ir para Galar. Já não tenho razão para viver!" Devem estar lembrados que, à altura do lançamento, os jogos de Alola também não eram compatíveis com o Pokémon Bank, e que quando isso aconteceu, houve atualizações tanto para os jogos como para o Bank. E ainda melhora.
Tenhamos em atenção as datas de lançamento:

SwSh: 15 de Novembro de 2019
Home: Inícios de 2020 (estimo que seja em Fevereiro ou Março)

Nesta janela temporal, há uma grande probabilidade de haver uma atualização para os jogos para incluir o resto dos Pokémon. E além disso, os remakes de Sinnoh devem chegar em 2020, (há bastantes semelhanças nos conceitos dos Zacian e Zamazenta, e nos fosseis de Sinnoh (Rampardos e Bastiodon). Mas isso é um assunto para outra altura.

2. A questão dos gráficos.

Esta questão não é tão divisória quanto a anterior, mas mesmo assim, ainda há quem a use.
Para citar algumas pessoas, "os gráficos de Sword e Shield parecem os dos jogos de Alola, mas depois de upscaled.". E eu pergunto, "E quê? Qual o mal nisso?" Os jogos vão ser menos divertidos porque não se consegue ver a coroa dos molares do personagem principal? Claro que não!

Hoje em dia, alguns jogadores acham que todos os jogos devem estar a 4K HDR, 240FPS, suportar Ray Tracing, e tudo o que mais houver, e se não tiverem, é uma afronta. Estes jogadores esqueceram-se do mais básico. Um jogo deve, na sua essência, ser divertido. Se lhes der na real gana, a Game Freak pode lançar um demake dos jogos de Alola para o Game Boy, e os jogos vão continuar a ser divertidos.

3. GameFreak vs. Ambição

Há quem acuse a GameFreak de se render ao comodismo, e de ter pouca ambição. Não posso falar disto, pois não sei o que se passa dentro da GameFreak.
Se me perguntarem se concordo com algumas decisões da GF, como entregar de mão beijada Pokémon lendários através de distribuições, não, não concordo. Mas concordo que a GF tem uma galinha de ovos de ouro e tem demasiado medo de a matar.
Ter ambição é arriscar numa ideia que se tem, mesmo que esta possa falhar. Querem um bom exemplo de ambição por parte da GameFreak? O Festival Plaza. Quiseram incorporar mini-jogos no PSS, mas não era possível, então refizeram o PSS de modo a incorporar mini-jogos. Funcionou? Sim. Os jogadores gostaram? Não. A GameFreak foi ambiciosa? Foi, sim.

4. "Não quero um jogo inacabado!"

Nem tu nem ninguém, estou certo. E foi o próprio Shigeru Miyamoto da Nintendo que disse "um jogo atrasado pode ser bom, mas um jogo apressado é mau para sempre". Mas o que têm de compreender, é que os jogos são só uma roda dentada num mecanismo gigante que é a Pokémon Company.
Há 5 coisas que, embora relativamente independentes, dependem umas das outras: os jogos, o anime, o manga, o TCG, e o merchandising. Tudo isto tem de estar pronto ao mesmo tempo, para um lançamento semi-simultâneo. E até podem dizer, "o anime não me interessa", ou "Não tenho interesse no TCG", mas têm de perceber que faz tudo parte do mesmo organismo.

Nesta altura do campeonato, adiarem os jogos era cometerem "seppuku" profissional. Era a mesma coisa do que eu fazer um artigo aqui cheio de vernáculo. Não só iria estragar a minha reputação, como a reputação do site e do resto da equipa. E por muito compreensiva que a Nintendo Portugal seja, se eu fizesse isso, toda a vida profissional do resto da equipa estaria comprometida.

À data de escrita deste artigo, faltam cerca de 5 meses para o lançamento dos jogos. Se fosse eu nesta situação faria assim:
  1. Programava todos os Pokémon. Isto seria essencial para fazer o resto.
  2. Planeava a incorporação dos Pokémon anteriores para a Gen 8, através do Home, e implementava-a o mais que pudesse. (só seriam activadas aquando do lançamento do Home, com uma flag no código.)
  3. Quando faltar cerca de um mês para o lançamento dos jogos, preparava-se o resto das mudanças numa patch de 1º dia.
  4. Quando os jogos e a patch forem lançados, quaisquer problemas que surjam, serão resolvidos numa patch a lançar aquando do Home.
Depois há pessoas a dizer "A GameFreak não ouve os fãs." E até pode ser verdade, mas a Nintendo ouve. A Nintendo percebeu o erro crasso de impedir os jogadores de fazerem partidas online com os amigos, e já anunciaram que iriam corrigir o erro, lá está, num update depois do lançamento. Se a Nintendo faz isso, também a GameFreak o pode fazer.

5. Mecânicas de Gimmicks

O que são gimmicks, exactamente?
Lembro-me da Mega-Evolução ter ligações na história, mas o mesmo já não acontece em Alola.
E sim, há gimmicks em todo o lado, e não vejo os jogadores a queixarem-se.
Para mim, tanto os Megas como os Z-Moves já deram o que tinham a dar. (RIP Mega Flygon, you'll be missed.)

6. Efeito bandwagon de ódio a Junichi Masuda

Este assunto já é antigo, já é mais velho que os jogos Pokémon X e Y. Mas mesmo assim, continuo sem perceber. O que é que o Masuda fez que deixou tantos jogadores a precisar de Rennie? Comeu-lhes a sobremesa? Roubou-lhes a namorada? Se for esta última, percebo completamente. Se não, não consigo perceber as doses industriais de ódio ao Masuda.

Já vi posts do 4chan onde "fãs" planeavam incendiar os escritórios da GF. Houve uma pessoa que disse que essa não era a melhor opção, pois estão lá mais de 20 anos de história da franquia. Dito isto, essa pessoa afirma estar a planear um assalto à Carrot Tower. Insinua também que Junichi Masuda tem no seu computador de trabalho... como dizer isto sem estragar o blog... conteúdo de legalidade questionável envolvendo menores de idade.

Se, por exemplo, o Lawliet Shinzo não gostar de um artigo que eu escreva e me disser, "Roberto, a partir de hoje, o número máximo de palavras dos teus artigos não pode passar as 50, não podes usar imagens que tenham a cor azul, nem palavras que tenham a letra "e"", eu teria 3 reações:
  1. ...o quê?
  2. Estás a falar a sério?
  3. Isto não está bem. Assim não me permites que eu continue a escrever para aqui como tenho feito até agora.
A minha reação nunca seria incendiar ou roubar a casa dele. Mesmo que ele não mudasse de ideias. Tenhamos um bocado de consciência.

7. Conclusão

Neste momento, os jogos não têm os Pokémon todos programados. É possível que isso venha a mudar até ao lançamento, mas mesmo que não seja esse o caso, não é o fim do mundo. Não vos estou a dizer para fazerem a pré-compra, mas não declarem o jogo como mau por causa de algo sobre o qual podemos não saber tudo.

E é isto, minha gente. Como disse, este artigo reflete a minha opinião, opinião essa que não sei se coincide com a do resto da equipa do Poké Center Blog.

Vai haver pessoas a ler isto e a concordar. Outras vão ler isto e discordar. Desde que possamos ter um diálogo civilizado, sem partir para ataques pessoais, estou disposto a abrir um debate sobre isto.

Até à próxima.
Boas, minha gente!

Durante a duração do Pokémon GO Fest Chicago 2019, os jogadores de Pokémon GO de todo o mundo conseguiram completar os desafios propostos. Como tal, a partir das 20:00 de hoje, dia 18 de Junho, e até ao dia 25 de Junho, vão receber o dobro das Candy quando capturam um Pokémon ou chocam ovos, uma Rare Candy garantida em Raids, e os ovos passam a precisar de metade da distãncia para chocar.
Mais tarde, numa data a revelar, irá realizar-se um dia com Raids de Raikou, com a possibilidade do Raikou ser shiny.

E por agora é tudo, minha gente. Sempre que houverem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.

Até à próxima!
Boas, minha gente!

Como já vem sendo hábito, a Nintendo transmitiu um Nintendo Direct com foco nalguns jogos que vão ser lançados este ano, e alguns que só estarão nas lojas em 2020.

Neste Direct, numa pequena referência aos jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield, foi-nos dado a conhecer o nome da líder de ginásio do tipo Água da região de Galar. O seu nome é Nessa, e usa um Drednaw que pode usar Dynamax. Ficámos também a saber que vai ser possível transferir um Pokémon dos jogos Sword e Shield para a PokéBall Plus.

E não houve mais nada relativo a Pokémon, no Direct. Mas as novidades só estavam a começar.
A Nintendo recriou o Estádio de Água de Galar, no showroom da E3. (Um pequeno aparte: se a Nintendo Portugal fizer isto na Eurogamer Portugal Fest, estou lá batido.) Foi possível aos visitantes fazerem jogarem um pouco de Sword e Shield. Mas isto foi só o início.

Depois do Direct, a Nintendo transmitiu o seu Treehouse, onde falam um pouco mais a fundo dos jogos em destaque, e pelo curto bocado que pude ver (não me foi possível ver todo), o foco foi para Pokémon Sword e Shield, com a presença de Junichi Masuda, Shigeru Ohmori, e do tradutor, David.

Segue agora a lista de novidades obtidas no Nintendo Treehouse:

  • Grookey vai ter um ataque chamado Branch Poke.
  • A Wild Area tem áreas como Lake Miloch, Rolling Hills e Lake Axewell
  • Durante o jogo podem aparecer-vos ícones no lado esquerdo do ecrã. Estes ícones fazem parte do Y-Comm, o sucessor do Player Search System (PSS).
  • Só podem levar 1 Pokémon para uma Max Raid Battle, e podem escolhê-lo da vossa equipa ou da box. Cada batalha destas terá um limite de 10 turnos.
  • Os Pokémon Dynamax podem usar mais do que um ataque. Nas Max Raid Battles, o jogador que pode fazer Dynamax muda a cada turno, mas como foi dito anteriormente, só um jogador pode fazer Dynamax por batalha.
  • Quando o Pokémon Dynamax perde metade do HP, surge uma barreira que tem de ser destruída antes de atacar novamente o Pokémon.
  • Pokémon HOME só vai poder transferir Pokémon para os novos jogos se eles estiverem no Pokédex de Galar, o que vai fazer com que muitos Pokémon fiquem inacessíveis..
  • Se ligarem a PokéBall Plus aos jogos Sword e Shield, vão poder transferir o Pokémon Mítico Mew.
  • Foram mostrados 2 novos Pokémon:
    • Um deles chama-se Yamper, é do tipo Elétrico e tem a Habilidade Ball Fetch, que permite recuperar a primeira Pokébola falhada, caso não esteja a segurar nenhum item.
    • O outro chama-se Impidimp e é do tipo Escuro/Fada.
  • Cada Pokémon tem um nível de Dynamax específico. Neste momento, ainda não se sabe o que este nível afecta.

E por agora é tudo, minha gente! Daqui até Novembro ainda vão haver muitas notícias, e se Helix quiser, a possibilidade de experimentar Sword e Shield em Portugal. Até lá, sempre que houverem novidades do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.

Até à próxima!