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Shiny Quest #05 - Shiny Hunting na Geração 1



Por  RobSp1derp1g     11:37    Etiquetas:,,,,,,,, 

Boas, minha gente!

No último "episódio" de Shiny Quest, falámos um pouco sobre Shiny Hunting no Pokémon GO.


Hoje, vou ensinar-vos como podem fazer Shiny Hunting nos jogos Pokémon Red, Blue e Yellow.


Há, certamente, alguém a ler isto que vai dizer, "mas a mecânica dos shinies só foi adicionada na Geração 2, para marcar o uso de cores do Game Boy Color." Se não fosse eu a escrever isto, seria eu a dizer.


Sim, é verdade. Os Pokémon shiny só apareceram aquando do Pokémon Gold e Silver, para mostrar a capacidade de cores do Game Boy Color, mas a mecânica sobre a qual os Pokémon shiny foram implementados já vinha da altura do Red e Blue.


Nestes jogos, haviam uns valores escondidos chamados DVs (Determinant Values), que estavam associados a cada um dos stats dum Pokémon. Se um Pokémon tivesse os DVs certos, era shiny quando transferido para um jogo da Geração 2.


A partir da Geração 3, os DVs evoluíram para IVs (Individual Values) por isso daqui para a frente vou usar o termo IVs, de forma a simplificar.


Na Geração 2, os IVs são grupos de 4 bits, que variam entre 0 (0000 em binário) e 15 (1111 em binário).

Havia 5 stats no Pokémon Red: HP, Ataque (Atk), Defesa (Def), Velocidade (Spd), Especial (Spe).

Para um Pokémon ser shiny, os IVs tinham de ser os seguintes:


HP Ataque Defesa Velocidade Especial
0 / 8 2 / 3 / 6 / 7 / 10 / 11 / 14 / 15 10 10 10


O IV para HP é calculado usando o bit menos significativo de cada um dos outros IVs (ou seja, o bit mais á direita), o que faz com que, em Pokémon shiny, seja sempre 0 (0000 em binário) ou 8 (1000 em binário).

A probabilidade base de 1/8192 resulta daqui, porque 2*16*16*16 = 8192 (podem confirmar, se quiserem).

Eu sei, é muita matemática, mas está quase a acabar.

Como os IVs são valores escondidos, existem umas fórmulas para calcular os stats de um Pokémon, e obter os IVs a partir daí.

Fórmula para calcular HP nos jogos das Gerações 1 e 2


Fórmula para calcular os outros stats nos jogos das Gerações 1 e 2


Complicadas? Sim, já as vou simplificar.

Estas fórmulas funcionam perfeitamente quanto o Pokémon a ser analisado não tem nenhuma experiência (nunca combateu). Quando um Pokémon já tem EVs, é complicado acertar nessa parte da fórmula.


Vou simplificar as fórmulas: 


HP = Floor( ( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( Ceil( Sqrt( EV ) ) / 4 ) * Level / 100 ) + Level + 10

Outros Stats = Floor( ( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( Ceil( Sqrt( EV ) ) / 4 * Level ) + 5 

 

Como podem ver, reduzimos a fórmula aos seus componentes básicos. Se o Pokémon em análise não tiver EVs, podemos simplificar muito mais esta fórmula. 

Se EV=0:

 

HP = Floor( ( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( Ceil( Sqrt( 0 )  ) / 4 * Level / 100 ) + Level + 10
HP = Floor( ( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( Ceil( ) / 4 * Level / 100 ) + Level + 10
HP = Floor( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( 0 * Level / 100 ) + Level + 10
HP = Floor( BaseStat + IV ) * 2 + 0 * Level / 100 ) + Level + 10

Outros Stats = Floor( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( Ceil( Sqrt( 0 ) ) / 4 * Level ) + 5
Outros Stats = Floor( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( Ceil( ) / 4 * Level ) + 5
Outros Stats = Floor( BaseStat + IV ) * 2 + Floor( * Level ) + 5
Outros Stats = Floor( BaseStat + IV ) * 2 + * Level ) + 5


Bem mais simples, não? A níveis baixos, estas fórmulas têm uma margem de erro relativamente alta, mas que diminui à medida que o nível aumenta. Com níveis baixos, os resultados destas fórmulas podem ser os mesmos para IV que permitam ser shiny ou não.

 

Mas não são estas fórmulas que queremos. Nós queremos saber quais os IVs do Pokémon que estamos a analisar. Felizmente, recorrendo á engenharia reversa, podemos obter os IVs que queremos.

Mas é sempre melhor quando alguém faz as coisas por nós, não é? Por isso, gostaria de vos apresentar este site. Criado por Kabob799, permite obter informações detalhadas sobre os IVs dos Pokémon da Geração 1. Eu recomendo este site caso queiram verificar se um Pokémon é shiny num dos jogos da Geração 1.

 

Pronto, acabou a aula de matemática aplicada. A partir daqui, é só teoria de Shiny Hunting e algumas contas básicas, que vou simplificar sempre que puder.


Resumo:

Hoje, aprendemos que... fazer contas dá dores de cabeça.


E fico-me por aqui, minha gente! Sempre que existirem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.


Até à próxima!

Sobre RobSp1derp1g

O RobSp1derp1g é o nosso 'shiny hunter' residente. Ele tem 2 paixões na vida, programação e Pokémon shiny.


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