Segue-nos

Sobre a Entrevista de Junichi Masuda e Shigeru Ohmori em 2016



Por  RobSp1derp1g     15:01    Etiquetas:,,,,,,,, 

Boas, minha gente!


Junichi Masuda, Shigeru Ohmori e um Galo de Barcelos
(Foto: Ricardo Meireles/Sábado - reprodução)

Em agosto de 2021, estava eu pacatamente a limpar tralha informática, quando encontro fotos de uma entrevista da revista Sábado a Junichi Masuda e Shigeru Ohmori, da Game Freak. Esta entrevista, ocorrida em Dezembro de 2016, aconteceu porque foram convidados pela organização da Comic Con Portugal, com a parceria da Nintendo.


Após reencontrar estes ficheiros, decidi publicá-los no Twitter. E nem teve muito sucesso, mas era uma coisa que achei que seria giro partilhar.


Como devem estar lembrados, no último Pokémon Day foram revelados os novos títulos de jogos Pokémon: Pokémon Scarlet e Pokémon Violet. A região na qual estes jogos se passam, ainda com nome desconhecido, parece ser inspirada na Península Ibérica. Sim. Vai haver uma região de Pokémon com base em Portugal (e Espanha, vá).


Decidi então republicar as imagens que tinha, e isto explodiu em popularidade. Entre fãs da franquia, Youtubers, e a própria IGN Portugal, veio tudo buscar a entrevista.


Fica aqui então um excerto da entrevista da revista Sábado a Junichi Masuda e Shigeru Ohmori, só as partes mais importantes e relevantes para o tópico.


Sábado - "Curiosos para esta vossa primeira vez em Portugal?"
Ohmori e Masuda - "Muitas palavras em japonês vêm do português, por isso sempre tivemos curiosidade em saber como era o País."


Sábado - "Tiveram jogos Pokémon com regiões baseadas em Paris e Havai. Uma região baseada em Portugal pode entrar em planos futuros?

Ohmori e Masuda - Primeiro vemos as localizações antes de escolher. Mas sim, porque não?


Sábado - "Este é o galo de Barcelos, um dos símbolos de Portugal, é quase como se fosse uma mascote do País. Acham que daria um bom Pokémon?"

Ohmori e Masuda - [Olhando atentamente para o galo de Barcelos] - Isto é um galo, não é? É bonito. Não há assim tantos Pokémons voadores. Este seria definitivamente um Pokémon voador. Sim, daria.


Esta entrevista pode ser consultada na íntegra no site da revista Sábado.


Mas, como devem saber, eu gosto de obter as informações todas antes de as reportar, e a história de amor entre a dupla Masuda/Ohmori e o Galo de Barcelos não fica por aqui, oh não.


Num enorme golpe de sorte, o autor da entrevista ofereceu-se para nos dar todos os detalhes sobre a entrevista, e minha gente, ele foi super prestável.


Manuel Pestana Machado foi o autor da entrevista que anda aí a fazer as rondas. Ele fez esta entrevista em regime freelance, após combinar com a Nintendo e com a Sábado. Segundo o próprio, "Tive sorte porque, uns meses antes, na sequência do Pokémon Go, deram-me oportunidade de fazer uma notícia e foi das primeiras em Portugal sobre o tema. Acabei a escrever sobre videojogos para a revista (sempre foi uma área que gostei de aliar ao jornalismo)."


Foram apenas 10 minutos de entrevista, mas o Manuel queria ter a certeza que a entrevista ia para a capa dessa semana, e que mostraria tanto á Nintendo como á Sábado que notícias destas, interessantes e em meios generalistas, eram possíveis e que teriam aceitação pelo público.


Na altura, a Comic Con Portugal ainda era no Porto, ou seja, o Manuel teve de vir de Lisboa para cá, o que para um jornalista freelancer é, no mínimo, puxado. Segundo o Manuel, por volta das 2 da manhã na noite antes de se fazer á estrada, ele ainda estava a reformular as perguntas, para que as questões que colocaria na entrevista fossem interessantes para todos os públicos. Contudo, ele queria algo que "fechasse em beleza".


Citando o Manuel, "Pensei e pensei e já tinha a ideia que queria saber se Portugal poderia ser o cenário para um dos jogos do Pokémon, porque o Sun and Moon tinha saído pouco tempo antes e tinha sido no Havaí. presumi que fossem dar uma resposta diplomática porque era a primeira vez que vinham a Portugal, e ainda por cima estavam no Porto (uma cidade incrível e bem diferente do Japão). A essa pergunta a resposta foi o que esperava, diplomática: 'Primeiro vemos as localizações antes de a escolher. Sim, porque não.' Como sabia que podia ser uma resposta assim -- nunca iriam dizer que não, pensei --, queria dar um twist."


Quando li este relato, imaginei uma cena de filme. Enquanto escrevia, Manuel levanta os olhos do ecrã e encontra um pequeno Galo de Barcelos, típico das lojas de turistas. Segundo Manuel, "a minha mãe tina aquilo desde sempre."


"Foi como se se fizesse luz." relata Manuel. "Não só era giro ver a reação deles quanto ao símbolo português que já parece um Pokémon como, no final, podia dar-lhes o Galo para levarem (sei que na cultura japonesa valorizam muito isso). No final da entrevista lá fiz a pergunta e consegui o que queria: apanhá-los de surpresa." A dupla Masuda/Ohmori ficou bastante entusiasmada como o Galo, ao ponto de tirarem fotografias com a mascote.


No dia seguinte, um dos membros da organização informou o Manuel que a dupla da GameFreak ficou bastante entusiasmada com o Galo, ao ponto de comprarem mais coisas com o Galo de Barcelos.


Em jeito de brincadeira, quando o texto final foi enviado para a revista Sábado, Manuel comentou no e-mail: "Se daqui a um ano aparecer um Barcelomon, fico à espera do título 'A Sábado criou um Pokémon.'"


Mais uma vez, tenho de agradecer ao Manuel Pestana Machado por nos ter cedido o background desta entrevista, não só em meu nome, mas em nome de toda a equipa do Poké Center Blog. E caso Portugal realmente faça parte desta nova região, em nome de todos os treinadores Portugueses.


E fico-me por aqui, minha gente. Agora já sabem o que levou à região potencialmente baseada na Península Ibérica. E quando quiserem notícias do mundo Pokémon, contem com o Poké Center Blog para vos informar.


Até à próxima!

Sobre RobSp1derp1g

O RobSp1derp1g é o nosso 'shiny hunter' residente. Ele tem 2 paixões na vida, programação e Pokémon shiny.


Sem comentários:

Enviar um comentário