Segue-nos

Opinião: Pokémon GO - Quem te viu e quem te vê



Por  RobSp1derp1g     21:11    Etiquetas:,,, 

Boas, minha gente!




6 anos. Já se passaram 6 anos desde o lançamento oficial de Pokémon GO... (Sim, eu sei que em Portugal, o jogo só saiu no dia 15 de Julho, foi lançado originalmente no dia 5.)


O sonho de capturar Pokémon no mundo real, sonho que alguns de nós acalentávamos há cerca de 20 anos tinha-se tornado um pouquinho mais real.


Talvez seja mais fácil contar-vos a história de como surgiu o Pokémon GO.


Vídeo de anúncio do Google Maps: Pokémon Challenge


Em 2014, como partida de 1 de Abril, a Google anunciou o "projeto" Google Maps: Pokémon Challenge, que tinha como objetivo capturar 150 Pokémon (dentro dos 718 conhecidos na altura, isto foi entre XY e ORAS) ao viajar no mapa do Google Maps. Originalmente planeado para terminar no dia 3, foi alargado até dia 8 de Abril, para permitir que vários treinadores acabassem os seus Pokédex.


Os Pokémon estavam espalhados pelo mapa do Google Maps. Por exemplo, cá em Portugal tínhamos Cyndaquil no Pico, nos Açores; Donphan no estádio do Braga (vá-se lá saber porquê); Tyranitar no Algarve e Pancham na Ponte 25 de Abril.


Os treinadores que conseguissem completar os seus Pokédex recebiam uma carta com cartões de visita personalizados, com o título de Pokémon Master. 


Sim, este cartão é meu.
Eu não fui buscá-lo á net nem adicionei o meu nome...
Longe de mim tal ideia...


Com o sucesso que esta ideia teve, a malta da Google falou com a Pokémon Company International, e decidiram fazer o jogo. A Niantic, á altura subsidiária da Google, ficou com a tarefa hercúlea de criar o jogo, e foram dando updates em eventos como a E3 e outros eventos da indústria.


O jogo foi lançado nos EUA a 5 de Julho de 2016, e quem não era dos EUA foi forçado a fazer sideloading da app (isto é, instalar a app por outras fontes) para poder jogar.


O jogo foi um sucesso logo de início, com muitos milhares de pessoas a saírem de suas casas para capturar Pokémon. São inúmeros os relatos de pessoas que conseguiram novos amigos, novas relações, ou até uma nova visão da vida. Também há histórias menos boas, como pessoas que foram atropeladas enquanto jogavam. E entre histórias felizes e tristes, há as caricatas: Um homem que jogava Pokémon GO enquanto a esposa estava em trabalho de parto. Sim, é verdade.


"Querida, vou tentar pousar o Pidgey na tua barriga!
Acho que vai ficar bonito, que dizes?"

O infame sistema das pegadas tornava o jogo complicadíssimo de jogar em várias áreas geográficas. Jogar numa zona rural era quase impossível, devido á falta de PokéStops, mas sobretudo devido á falta de Pokémon. Os jogadores que queriam jogar eram forçados a recorrer a mapas criados por entidades externas, que se ligavam aos servidores da Niantic e permitiam saber onde estavam os Pokémon. Eu próprio cheguei a usar estes mapas. Aquele Dragonite de 547 capturado perto do hospital naquela sexta à tarde...

Mas isto tudo só era possível quando os servidores da Niantic estavam a funcionar. Claramente não estavam preparados para a torrente de ligações de treinadores de todo o mundo.


Os sistemas de Ginásios e de Raids ainda estavam muito longe de ser o que são hoje, e com a introdução dos Ovos, o pessoal começou a achar maneiras bastante inventivas para chocar ovos. Desde ventoinhas no teto até rodar o pneu de uma bicicleta com o telemóvel preso a esta, o que não faltaram foi maneiras de contornar o sistema.


Entretanto, chegaram várias atualizações QoL (Quality of Life). Depois veio o sistema de IVs. O que antes era apenas inferido por frases crípticas, proferidas pelos líderes das equipas (Spark, Blanche e Candela), passou a ser algo explícito, com representação visual sob a forma de um gráfico.


Depois, veio o COVID-19. Com toda a gente fechada em casa, a Niantic teve de se reajustar para continuar a ter os jogadores empenhados. Então alterou algumas das definições do jogo para que jogar Pokémon GO em casa fosse não só possível, mas mais simples. Em Agosto de 2021, a Niantic anuncia que vai reverter as alterações que fez durante a pandemia. Nessa altura (bem como na altura em que escrevo isto), a pandemia ainda não desapareceu, por isso a comunidade "caiu-lhes em cima" e a Niantic percebeu a mensagem, e anunciou que não ia reverter nada.


Foi bastante cedo que a Niantic se apercebeu que tinha em mãos uma galinha de ovos de ouro. Por várias vezes, tentaram replicar o milagre com Harry Potter: Wizards Unite e outros jogos, mas nunca tiveram sorte. Neste momento, encontra-se em desenvolvimento um jogo chamado "Peridot".


Eu gosto bastante de Pokémon GO (torna o meu trabalho enquanto shiny hunter muito mais fácil), mas também sei apontar as falhas do Pokémon GO. A exclusividade de certos Pokémon a eventos pagos, problemas em Raids e em eventos comunitários, tudo isso são problemas a solucionar. O mais recente teve lugar no Pokémon GO Fest 2022, durante o qual a Niantic anunciou maiores probabilidades de encontrar Pokémon shiny a jogadores que tivessem comprado o bilhete, algo que não se realizou. A Niantic prometeu compensar estes jogadores de alguma forma, mas neste momento, não sabemos de que forma vai ser.


E fico-me por aqui, minha gente. Espero que tenham gostado desta pequena viagem pela história do Pokémon GO. Têm alguma história engraçada com Pokémon que queiram partilhar? Escrevam-na nos comentários.


Até à próxima!

Sobre RobSp1derp1g

O RobSp1derp1g é o nosso 'shiny hunter' residente. Ele tem 2 paixões na vida, programação e Pokémon shiny.


Sem comentários:

Enviar um comentário