Segue-nos

1º trailer do 17º filme Pokémon: 'O Casulo da Destruição e Diancie' revelado [análise e imagens]



Por  João 'Pliskin' Frias     12:20     
     E eis que, decorridos cerca de três meses desde o anúncio, nos chegam mais novidades relacionadas com o 17º filme Pokémon que, com a revelação oficial de Diancie, viu o seu título renomeado para O Casulo da Destruição e Diancie, salientando-se o papel central deste Pokémon lendário de tipo Fada/Rocha na longa metragem.



     O primeiro trailer do filme (à parte do brevíssimo teaser, também de de trinta segundos, revelado em Dezembro do ano transacto) foi divulgado na televisão japonesa através do programa de variedades Oha Suta. Apesar de breve, deixa antever alguns dos elementos essenciais que farão parte da narrativa do filme e que já tinham sido anteriormente revelados: por um lado, o aparecimento, após o despertar de um longo torpor, dos "Pokémon-mascote" de Pokémon X e Pokémon Y, Xerneas e Yveltal, respectivamente, como rivais/inimigos uma vez que são vistos em confronto directo (à semelhança do que aconteceu com outras "mascotes", concretamente as que representam dualidades opostas (Palkia e Dialga tal como Reshiram e Zekrom são alguns exemplos) em anteriores filmes da franquia.


     O porquê do destaque de Yveltal já é conhecido com a recente revelação da sinopse do filme, cenário que se depreende quer a partir das imagens do trailer como na "moldura" que rodeia título do filme em japonês. Xerneas surge em aparente "segundo plano", mas é provável que o(s) próximo(s) trailer(s) seja(m) focalizado(s) na mascote de Pokémon X, com via a um "equilíbrio de forças". Yveltal é o vilão do filme, o "casulo da destruição" e a ameaça que paira sobre a região de Kalos e todos os seres vivos que nela habitam. Xerneas actua como a força oposta, benévola, que lhe faz frente, recorrendo a um poder antigo que, aparentemente, partilha até certo ponto com Diancie. 


     Diancie terá um papel central, disso não restam grandes dúvidas, da mesma forma que aconteceu com outros Pokémon de "estatuto" semelhante (as denominadas "cute legends": Mew, Celebi, Jirachi, etc) no passado, funcionando normalmente como agentes apaziguadores (vulgo peacemakers) e unificadores dos elementos em discórdia. Neste caso concreto, as comparações com o papel de Victini no 14º filme (repartido em dois filmes-espelho: Victini e o Herói Branco: Reshiram e Victini e o Herói Negro: Zekrom) são inevitáveis, embora (ainda) não sejam conhecidos detalhes propriamente ditos sobre o papel activo de Diancie no filme para além dos que a sinopse deixa antever.


     Por último, o terceiro elemento em destaque no próximo filme: as Mega Evoluções, representadas no trailer por Mega Absol e Mega Scizor. Tudo indica que vão ser, naturalmente, decisivas para o desenvolvimento do filme mas o factor mais interessante da sua inclusão na longa metragem poderá ser uma maior elucidação sobre a origem do misterioso poder que permite a determinados Pokémon evoluir para o estado Mega, uma vez que todo o conceito das Mega Stones e do poder que estas encerram permanece como um dos maiores mistérios da franquia. Talvez (hipoteticamente falando) o filme contribua para um maior esclarecimento neste campo. Sabe-se, a partir da informação de Pokémon X e Pokémon Y, que a capacidade de mega-evoluir está relacionada com uma ligação, ainda abstracta, ao poder intrínseco de Xerneas e Yveltal e é neste ponto em concreto que o filme poderá dar respostas também elas concretas. Por outro lado, há ainda o factor Diancie a ter em conta e a sua relação com as Mega Evoluções ou mais concretamente, com as Mega Stones uma vez que é do tipo Rocha (existirá aqui alguma relação "mítico-geológica"?)

     No que diz respeito às Mega Evoluções que aparecem no trailer, tanto Mega Absol como Mega Scizor são comuns às duas versões dos jogos da 6ª geração. Se fosse o caso de serem exclusivas de uma versão, concretamente de Pokémon Y, então poderia ser um factor directamente relacionado com o destaque de Yveltal, com o aparecimento de Mega Evoluções exclusivas da versão de jogo da qual é mascote. Mas não é esse o caso, para já. Por outro lado, o aparecimento de "Megas" exclusivos funcionaria com uma pista caso o conceito dos filmes-espelho fosse renovado, dedicando-se um filme a Yveltal e outro a Xerneas nos quais figurassem Mega Evoluções exclusivas das respectivas versões do jogo. Mas também não é esse o caso em cima da mesa.

De qualquer forma, the truth is out there. Resta esperar para encontrar respostas.

O 17º filme da franquia Pokémon, O Casulo da Destruição e Diancie, tem estreia marcada nas salas de cinema japonesas a 19 de Julho do presente ano.

Sinopse:

“A história passa-se no ‘País dos Diamantes’, onde a Diancie é princesa. Este país é localizado no subsolo, onde os Carbink podem viver juntos e em paz. A fonte energética do país é um diamante gigante chamado Diamante Sagrado, que só pode ser criado pela princesa Diancie. No entanto, a princesa actual ainda não possui o poder suficiente para criar tal diamante, e o poder do Diamante Sagrado actual está a extinguir-se, e isso levará ao fim do país. Diancie encontra Ash e Pikachu, partindo com eles em busca do Pokémon Lendário Xerneas, que possui o poder sagrado, mas pelo caminho encontram o casulo do Pokémon Destruição, Yveltal, que ameaça destruir toda a vida existente em Kalos.”






















Sobre João 'Pliskin' Frias


Sem comentários:

Enviar um comentário