Segue-nos

Nova 3DS - O essencial da nova 'handheld' da Nintendo



Por  João 'Pliskin' Frias     23:20     
O anúncio chegou através do Nintendo Direct de 29 de Agosto dedicado exclusivamente à Nintendo 3DS e respectivos conteúdos.


Conforme apresentado no Direct, está prestes a chegar ao mercado uma versão profundamente renovada da Nintendo 3DS, com actualizações substanciais ao nível do desenho da consola, poder de processamento e bateria. Em termos do corpo da Nova 3DS (assim denominada), serão acrescentados novos elementos como botões adicionais, (ZL e ZR, tal como no Gamepad da Wii U) ao passo que outros são relocalizados: o esquema de botões Select | Home | Start da 3DS desaparece da moldura do ecrã inferior (touch screen), onde fica apenas o botão Home. Os botões Select e Star reassumem a posição em sentido vertical que ocupavam no layout da Nintendo DS (e na 2DS), imediatamente abaixo dos botões ABXY.


A relocalização vai mais longe, sobretudo nos painéis laterais (esquemas iguais em ambas as versões da consola): no painel de topo, junto da dobradiça de ecrã, os novos botões ZL e ZR juntam-se aos "clássicos" R e L. A ficha AC do carregador mantém-se nesta posição assim como o sensor IR (infravermelhos). A presilha para porta-chaves também se localiza neste painel, sendo a ausência mais notória a entrada para cartuchos de jogo, que é movida para o painel frontal da Nova 3DS.

O compartimento do stylus (que volta ao esquema da 3DS original mas invertido) localiza-se neste painel, assim como o botão ON/OFF e a  entrada áudio jack de 3,5 mm. As luzes indicadoras de presença/funcionamento e de ligação à corrente mantêm-se na mesma posição, às quais se junta a luz indicadora de Wi-Fi. O rocker de volume desloca-se para a borda lateral esquerda da moldura do ecrã superior, onde "espelha" o sensor 3D que se mantém na borda lateral direita do referido ecrã. As câmaras (frontais e interior) não foram alvo de alterações, com excepção de um sensor de luminosidade colocado junto da câmara interior, no topo do ecrã superior. A renovação estética nota-se quer no formato das consolas como em pequenos pormenores, como por exemplo a mudança do padrão das das aberturas das colunas de som.


É adicionado um stick analógico (denominado C-Stick) no painel inferior direito da consola (mais pequeno em comparação com o principal. Ainda não é claro se o C-Stick elimina a necessidade de recorrer a um Circle Pad Pro como nas actuais versões da 3DS), ecrãs maiores nas nas versões normal e XL das novas consolas, em comparação com os actuais modelos e um sensor NFC embutido na consola que permitirá, à semelhança do Gamepad da Wii U, recorrer a tecnologia de comunicação de proximidade para usufruto de funcionalidades como a leitura das figuras Amiibo. Tal como nos actuais modelos, a capacidade de leitura de cartões SD transitará para a Nova 3DS, sendo a principal novidade a capacidade de leitura directa de cartões Micro SD. 


Conforme mencionado anteriormente, a Nova 3DS chegará ao mercado na forma de duas versões: normal e XL (LL no Japão). O sistema mais pequeno permitirá a aplicação de capas personalizadas (Cover Plates) à venda em separado. Os jogadores veteranos das consolas Nintendo terão na Nova 3DS (nas versões apresentadas, visto que certamente não serão as únicas a chegar ao mercado) um pequeno tributo estético à Super Nintendo (SNES), ou no caso dos jogadores japoneses, à Super Famicom: os botões ABXY serão coloridos, representando um esquema cromático que, em complementação ao tom branco-cinza do corpo da de uma das versões, serve de alusão ao comando das versões europeia/australiana e japonesa da consola que a Nintendo apresentou ao mundo nos inícios dos anos 90, a sucessora da revolucionária NES (Nintendo Entertainment System).



Um "piscar de olho" ao passado da Nintendo

Ao nível interno, o processamento será beneficiado com uma CPU e RAM melhorados, dando origem a um boost de desempenho que, segundo a Nintendo, permitirá acelerar quer o processamento gráfico de jogos e outro software, como downloads e a navegação da interface. Será possível personalizar o menu Home da consola, a vários níveis. O efeito 3D do ecrã superior será alvo de melhorias em termos de visualização tridimensional, o que permitirá a percepção do 3D de outros ângulos e a redução substancial do efeito blur característico do modo 3D das actuais consolas, através do reconhecimento da posição da cabeça do jogador durante as sessões de jogo, através da câmara interior. Este tracking permitirá um ajuste constante do ângulo de visão 3D, reduzindo o blur. No campo da gestão de dados, será possível transferir directamente ficheiros da Nova 3DS para o computador, sem necessidade de retirar o cartão da consola.

No que diz respeito a jogos, Xenoblade Chronicles, RPG de mundo aberto lançado originalmente para a Wii, terá direito a uma versão recriada de raíz para a Nova 3DS, sendo um exemplo de jogo que tirará partido das novas funcionalidades/capacidades da consola. A Nintendo anunciou que se encontra a desenvolver outros "software exclusivos" para a nova consola. A compatibilidade com os jogos da Nintendo DS e 3DS mantém-se na nova versão mas alguns dos jogos para 3DS a ser lançados após a chegada da consola ao mercado serão desenvolvidos tendo o novo sistema de jogo como plataforma exclusiva. Xenoblade, cujo processamento dependerá directamente do novo CPU da Nova 3DS, será um desses jogos.





O Navegador de Internet terá um filtro de conteúdos pré-instalado, como mecanismo automático de controlo parental, sendo possível aos pais manter o controlo sobre as pesquisas dos filhos, se for o caso. A remoção do filtro implica o pagamento de 30 iénes (cerca de 0,20€) através de cartão de crédito/débito.


O Nova 3DS chega ao mercado nipónico a 11 de Outubro do corrente ano. Para além do Japão, a única região onde foi confirmado o lançamento do novo sistema é a Europa, sendo que a Nova chegará ao Velho Continente em 2015, em data a definir. Não foi confirmado lançamento para o território americano. A confirmação europeia partiu de um dos porta-vozes da Nintendo:

"Regiões diferentes gerem as a suas próprias decisões de mercado em termos de produtos individuais e tempo. Planeamos lançar estes produtos (as consolas) na Europa em 2015. Temos uma boa variedade de portáteis para o consumidor no tempo presente e para o período natalício, onde se incluem a Nintendo 2DS e a Nintendo 3DS XL. Temos também um grande catálogo de jogos para esses sistemas que apelam a todos os tipos de jogadores, como Super Smash Bros. for Nintendo 3DS, Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, jogos que serão lançados antes do final do ano."





Personalização do menu Home
Nota: Estranhamente, a funcionalidade da Nova 3DS é apresentada num template de 3DS.

- - -


Especificações técnicas
Nova NINTENDO 3DS XL:
  • Tamanho: 93.5mm de altura, 160mm de largura; 21.5mm de espessura (quando fechada)
  • Peso: 329 gramas (com bateria, stylus e cartão MicroSD)
  • Ecrã superior: 4.88" (diagonal), tela wide-screen LCD que exibe 16.77 milhões de cores com 800x240 pixels de resolução. 400 píxeis são alocados a cada olho quando o 3D está ligado;
  • Ecrã inferior: 4.18" (diagonal), Touch-screen LCD que exibe aproximadamente 16.77 milhões de cores com 320x240 pixels de resolução
  • Bateria*: Aproximadamente 3.5 a 7 horas com jogos de Nintendo 3DS; 7 a 12 horas de com jogos de Nintendo DS

Nova NINTENDO 3DS:
  • Tamanho: 80.6mm de altura, 142mm de largura; 21.6mm de espessura (quando fechada)
  • Peso: 253 gramas (com bateria, stylus e cartão MicroSD)
  • Ecrã superior: 3.88" (diagonal), tela wide-screen LCD com16.77 milhões de cores com 800x240 píxeis de resolução. 400 pixeis são alocados a cada olho quando o 3D está ligado;
  • Ecrã inferior: 3.33" (diagonal), Touch-screen LCD que exibe aproximadamente 16.77 milhões de cores com 320x240 pixeís de resolução
  • Bateria*: Aproximadamente 3.5 a 6 horas com jogos de Nintendo 3DS; 6.5 a 10.5 horas de com jogos de Nintendo DS

*Dependendo da iluminação dos ecrãs, a duração da bateria pode variar. Quando o "modo de ajuste de iluminação automático" estiver ligado, o nível de iluminação muda de acordo com a iluminação do local. Assim, a duração da bateria aumentará em locais escuros, e diminuirá em locais claros. Também, quando o "modo económico de energia" estiver ligado, a duração da bateria será maior. A duração da bateria acima são valores aproximados e podem ser mais curtos, dependendo do estado e da utilização da consola.





Nintendo Direct (29/08/14). A apresentação começa aos 34:30m:

Sobre João 'Pliskin' Frias


Sem comentários:

Enviar um comentário