Segue-nos

Balanço das novidades OR/AS e demo (nota IberAnime) | Teaser 18º filme (análise)



Por  João 'Pliskin' Frias     18:51     

Com a chegada de Outubro e com a revelação faseada das prometidas novidades, o 10º mês tem correspondido, em maior ou menor grau, para "alimentar" o hype dos treinadores, agora que falta pouco mais de um mês para o tão esperado lançamento de Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire. O live stream da NicoNico no dia 2 e os leaks da CoroCoro que nos chegaram ontem, dia 10 (a publicação foi entretanto actualizada com mais informações), foram, sem surpresas, a origem das mais relevantes novidades relacionadas com os remakes de Hoenn.

Resumidamente,
  • Livestream da NicoNico: Revelação de Mega Rayquaza
  • CoroCoro (Novembro): Revelação de Mega Beedrill e Mega Pidgeot e confirmação oficial das Mega Evoluções de Latios e Latias | Captura especial dos lendários "mascote" da 2ª, 3ª e 4ª geração em Hoenn | PokéNavigator expandido (agora MultiNav) com novas funcionalidades.

Apesar das novidades ditas "oficiais", chegou-nos um outro conjunto de detalhes relacionados com OR/AS que, até confirmação em contrário, divulgamos como rumores. Podem consultar aqui a lista de tópicos mas chamamos a atenção para a eventualidade de, a ser informação verídica, se tratarem de spoilers de OR/AS.

Dado o calendário em questão e tendo em conta que outras novidades poderão "cair" a qualquer momento, seja em forma de rumor como informação oficial, é seguro afirmar que o mês de Outubro ainda não fechou definitivamente no que toca a novas revelações, embora seja admissível considerar que, com a publicação da edição de Novembro da CoroCoro, as novidades mais relevantes já foram reveladas. Ainda assim, nunca se sabe que trunfos a Pokémon Company ainda guarda, sobretudo tendo em conta que, a pouco mais de um mês dos lançamentos, entrámos na fase do "tudo ou nada" no que diz respeito a novas informações.

- - -

Demo de Omega Ruby e Alpha Sapphire:

No que diz respeito ao território português, lembramos que a demo especial de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire estará disponível e desbloqueada a partir de quarta-feira, 15 de Outubro, sendo possível solicitar os códigos de download em lojas designadas e em três eventos a decorrer em território português:
  • Lojas: FNAC; MediaMarkt e El Corte Inglés;
  • Eventos: IberAnime OPO '14 (Pavilhão Multiusos de Gondomar - 11 e 12 de Outubro); Lisboa Games Week (FIL - Feira Internacional de Lisboa, entre 6 e 9 de Novembro) e Comic-Con Portugal (EXPONOR, nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro);

No momento em que escrevemos esta publicação, está a decorrer o primeiro dia do IberAnime OPO '14 em Gondomar. Ao contrário do ano passado, o PCB não estará presente nesta edição pelo que não estamos em condições de avançar em primeira mão com informação relativa à distribuição da demo de OR/AS. Assim sendo, temos de nos basear em informações oriundas de terceiros. E de facto chegou-nos a seguinte informação: a distribuição antecipada dos códigos para a demo de OR/AS no IberAnime não está a decorrer, ao contrário da informação avançada pelas fontes oficiais. Segundo consta, os códigos não chegaram a  tempo do evento, pelo menos do primeiro dia. No entanto, foi-nos avançado que a loja PressPlay, representada como banca no evento, está a fazer os possíveis por garantir a distribuição dos códigos aos seus visitantes.

Update #1: Fomos informados que, na eventualidade de não ser possível distribuir a demo de OR/AS durante o IberAnime, a PressPlay irá procurar garantir a todos os treinadores interessados o levantamento do código na respectiva loja (Rua do Bonjardim, nº 513 - Porto) antes de dia 15. Agradecimento ao nosso parceiro Guilherme Costa (Pokémon Center) pela notificação.

Como referimos, não podemos confirmar a situação pelos nossos próprios meios pelo que agradecemos desde já qualquer confirmação/esclarecimento (textual e/ou fotográfico) por parte dos nossos leitores que se encontrem no evento. Qualquer tipo de colaboração é sempre bem-vindo (podem enviar PM para a nossa página de Facebook ou email para pokecenterblog@gmail.com).

[Actualizaremos esta secção caso nos cheguem mais informações]

- - -

Evento digital: Distribuição de Mega Gengar e Diancie

Falando em lojas e eventos (neste caso digital), e conforme noticiámos em inícios de Setembro, a partir de dia 15 de Outubro e até 5 de Novembro, ao levantar o código da demo de OR/AS será possível solicitar um código para Pokémon X&Y, que permitirá a transferência de um Gengar shiny com Sludge Wave como golpe exclusivo e uma Gengarite (a segunda, caso tenham obtido a primeira in-game) como item. A segunda distribuição, também por código, terá início no dia 6 de Novembro, estendendo-se até 28 de Novembro (dia do lançamento de OR/AS) e permitirá a "captura" de uma Diancie. 



Os jogadores que receberem a Diancie através deste evento poderão transferi-la para Omega Ruby e Alpha Sapphire. Em Hoenn (e não em Kalos), os jogadores encontrarão uma  Diancite, a Mega Pedra que permitirá evoluir temporariamente Diancie para Mega Diancie.

À semelhança dos códigos para a demo de OR/AS, os códigos para X&Y do Gengar shiny e da Diancie serão distribuídos, em princípio (ainda não nos chegou a confirmação) nas mesmas lojas designadas (FNAC, MediaMarkt e El Corte Inglés). Trataremos de confirmar este detalhe o mais depressa possível. Desconhecemos, para já, se estes códigos serão (ou não) disponibilizados na Lisboa Games Week e na Comic-Con Portugal (neste último caso em regime de excepção, tal como a demo).


TCG: Expansão XY - Phantom Forces




Para os entusiastas do TCG, o dia 5 de Novembro também será especial, dado que será o dia do lançamento da versão ocidental da expansão Phantom Forces que aumenta o actual set XY em mais de 100 cartas, onde se incluem Pokémon poderosos como Diancie, Mega Gengar EX ou Mega Manetric EX.

Um lançamento que juntamente com as distribuições do Gengar shiny e de Diancie em X&Y, complementará o Halloween de muitos treinadores.

- - -

Teaser trailer do 18º filme Pokémon

Com a estreia de The Cocoon of Destruction & Diancie nas salas de cinema nipónicas do Verão, a chegada do Outono é sinónimo do primeiro vislumbre do novo filme anual da franquia Pokémon que, seguindo a tradição sazonal das longas metragens antecessoras, irá estrear no Japão no próximo Verão, ou seja, 2015.



Como seria esperar de um teaser, a informação visual é parca mas neste caso concreto, é possível depreender outro tipo de informação tendo isto em conta. É o primeiro vislumbre de Primal Groudon e Primal Kyogre nas suas versões 'anime' (naturalmente, com algum CGI aplicado), pelo que sabemos desde já que o 18º filme, o segundo da era XY, será dedicado aos remakes de Hoenn.

Ash (jap: Satoshi), Serena, Clemont (jap: Citron) e Bonnie (jap: Eureka) serão, naturalmente, os protagonistas do filme (nada indica uma quebra de tradição). O factor "estranho" é que, pela primeira vez no já longo legado cinematográfico da franquia, o 18º filme, aparentemente e à semelhança de OR/AS, remete para um regresso a uma região, Hoenn, que aparentemente havia sido encerrada com o término do ciclo de Hoenn no anime (Advanced Generation) com o 9º filme (Pokémon Ranger and the Temple of the Sea). De notar que os dois ciclos de remakes que antecederam OR/AS (Fire Red/Leaf Green e Heart Gold/Soul Silver) não "mereceram" uma readaptação em filme, ao contrário de Hoenn (Pokémon a Origem não serve aqui de termo de comparação para o caso de Kanto).

Tudo indica que Ash poderá estar de regresso momentâneo a Hoenn, desta vez acompanhado pelo grupo de Kalos. Se assim for, isto poderá significar que personagens ligadas à região poderão reaparecer, como May e o irmão, Max ou mesmo Steven Stone e outros treinadores de elite. 

No caso das mascotes lendárias, Groudon e Kyogre foram mais destacados (surpreendentemente) nos episódios de Advanced Generation e não nos filmes complementares, com a excepção da relevância do papel de Kyogre no 9º filme e a "presença" (aspas intencionais) de Groudon em Jirachi: Wish Maker (6º filme). De resto, para além de cameos subtis de ambos nas aberturas de alguns dos filmes que se seguiram, ambos se "silenciaram" em termos de animação. Até agora.

Tendo em conta as novidades mais recentes, não se pode deixar de pensar no hipotético regresso de Rayquaza juntamente com Groudon e Kyogre. No que diz respeito a filme, Rayquaza partilhou o estrelato com Deoxys em Destiny Deoxys (7º filme). Tal como Groudon e  Kyogre, fez cameos em filmes posteriores e apareceu no anime quer em Sinnoh (Diamond & Pearl) como em Unova (Best Wishes).  

Para já, pouco mais se pode "esmiuçar" do teaser. Esperemos por mais informações, como é costume.


Cameo de Groudon em The Rise of Darkrai (10º filme)
Kyogre em Pokémon Ranger and the Temple of the Sea
Rayquaza em Destiny Deoxys

E por enquanto é tudo, treinadores.

Sobre João 'Pliskin' Frias


Sem comentários:

Enviar um comentário